Skip to main content

Comissária Europeia para os Serviços Financeiros, Presidente da IOSCO e Ministro das Finanças de Portugal juntam-se a líderes globais na Conferência IESBA 2025 sobre Ética e Independência

Jul 24, 2025 | Nova Iorque, EUA | Portuguese
  • Mais de 300 participantes já inscritos, incluindo mais de 100 participantes presenciais oriundos de 28 jurisdições e 6 continentes, para o encontro em Lisboa de líderes globais do setor financeiro
  • Programa atualizado inclui novas sessões sobre Confiança e Transparência nos Mercados de Capitais e o Crescimento do Private Equity nos Serviços de Contabilidade e Auditoria
  • Mais de 20 oradores confirmados, incluindo reguladores, investidores, standard setters e líderes empresariais

O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) anunciou hoje o programa atualizado da sua Conferência International 2025 sobre Ética e Independência, que se realiza a 15 de setembro de 2025, focado nos desafios éticos mais prementes que se colocam à profissão contabilística e ao mundo empresarial global.

Os oradores principais incluem Maria Luís Albuquerque, Comissária Europeia para os Serviços Financeiros e para a União da Poupança e dos Investimentos, Jean-Paul Servais, Presidente da IOSCO, e Joaquim Miranda Sarmento, Ministro de Estado e das Finanças de Portugal. Juntam-se a um prestigiado painel com mais de 20 especialistas e líderes internacionais.

A participação é gratuita, mas os lugares são limitados à capacidade do local.

O programa completo, as atualizações mais recentes e o formulário de inscrição estão disponíveis em: https://www.ethicsboard.org/iesba-conference-2025

Sob o tema “Ética e Independência na Auditoria: Pilares de Resiliência e Competitividade em Tempos de Incerteza”, a conferência reunirá reguladores, investidores, standard setters, firmas de contabilidade e auditoria e líderes profissionais e empresariais. O objetivo é analisar o papel central da ética na preservação da confiança e estabilidade, bem como no apoio à inovação num contexto de disrupção.

Destaques do programa incluem:

  • Seis sessões temáticas dedicadas a áreas como alterações regulatórias com impacto nas atividades de auditoria e contabilidade e nos mercados de capitais, cultura e governação nas empresas de auditoria e contabilidade, desenvolvimentos relacionados com a informação de sustentabilidade, ética em planeamento fiscal e o papel dos profissionais de contabilidade e auditoria no combate ao crime financeiro;
  • Painéis dedicados ao impacto da disrupção tecnológica, da inteligência artificial e do investimento de private equity nas firmas de auditoria e contabilidade, com análise das respetivas implicações éticas na transformação do setor;
  • Uma lista global de oradores com mais de 20 vozes de referência nos mercados de capitais, sociedades de contabilidade e auditoria, autoridades reguladoras e instituições internacionais, incluindo os oradores principais.

Num momento em que a pressão regulatória evolui e a inovação acelera, a conferência oferece uma oportunidade para explorar o papel das práticas éticas e regras de independência  no reforço da competitividade, resiliência e confiança dos cidadãos e investidores nos setores da contabilidade e auditoria, nos mercados financeiros e na economia.

Esta  é a primeira conferência internacional dedicada à ética e à independência em serviços financeiros organizada pelo IESBA, refletindo o compromisso do Board com a promoção do diálogo com os seus stakeholders a nível internacional. Igualmente, visa contribuir para a adoção dos seus standards, consagrados no seu código internacional de ética de independência — um benchmark já adotado, utilizado ou usado como referência em mais de 130 jurisdições em todo o mundo.

A Conferência IESBA 2025 marca também o início da reunião do board do IESBA de setembro, que terá lugar em Lisboa, no campus do ISEG – Lisbon School of Economics and Management.

O evento conta com o apoio generoso do ISEG – Lisbon School of Economics and Management, bem como das duas organizações profissionais portuguesas do setor: a OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados e a OROC – Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

Estes apoios são críticos para permitir a realização da conferência em Lisboa, evidenciando a associação destas organizações ao propósito desta iniciativa do IESBA de dinamização do diálogo internacional, ao mais alto nível, sobre temas de grande atualidade para o setor da contabilidade e auditoria, os mercados financeiros e a economia.

Sobre o IESBA

O International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) é um organismo independente de definição de normas internacionais. A sua missão é servir o interesse público através da definição de standards éticos internacionais de elevada qualidade (incluindo normas sobre independência), como base para o comportamento ético nos negócios e nas organizações, e para a confiança pública na informação financeira e não financeira — essencial ao funcionamento e sustentabilidade das organizações, dos mercados financeiros e das economias a nível global.

Juntamente com o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), o IESBA integra a International Foundation for Ethics and Audit (IFEA). As atividades do IESBA e do IAASB, bem como a adequação dos seus standards ao interesse público, são supervisionadas pelo Public Interest Oversight Board (PIOB).